22/05/2020 às 09h20min - Atualizada em 26/05/2020 às 09h20min

UFAM realiza estudos sobre como Autazes enfrenta a pandemia do COVID-19

O estudo tem como finalidade entender os meios que o Municípios tem utilizado para evitar aumento no número de casos da doença

Foto/Divulgação
A equipe de Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou nesta sexta-feira (22) da I Semana de Enfermagem do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem no Contexto Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (PPGENF-MP/UFAM), que trata da qualidade em enfermagem e saúde na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Os profissionais presentes participaram de uma live no YouTube apresentada pela Enfermeira Blenda Bandeira, mestranda pela UFAM.

O objetivo foi debater "O Gerenciamento Como Ferramenta Para a Organização do Serviço de Saúde em Autazes/AM", tema da dissertação da mestranda. Durante a conversa, foram apresentadas as formas com as quais Autazes tem combatido o avanço da pandemia do COVID-19, que têm se mostrado eficazes e podem servir de exemplo a outras localidades.

O debate levou cerca de uma hora e tratou de assuntos como os meios utilizados pelo município para evitar o avanço no número de casos positivos da doença. Assim, foram apresentadas as ferramentas de que Autazes dispõe nesse enfrentamento, como o Centro de Referência no prédio da UBS Danilo Corrêa.

A Prefeitura de Autazes tem servido de exemplo pelo preparo de seus profissionais e pela forma como a administração tem tomado suas decisões, algo que é reflexo dos investimentos na área da saúde por parte da gestão, como a frequente compra de equipamentos, reformas e inauguração de novas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na sede e no interior.

A live pode ser acessada na íntegra no link a seguir: https://youtu.be/KgUcwTpGyn