23/04/2019 às 20h03min - Atualizada em 23/04/2019 às 20h03min

Prefeitura de Autazes realiza ação itinerante de saúde na zona rural do município

Assessoria Cunhãs Comunicação - comunicacao@autazes.am.gov.br
Silas Laurentino
A Prefeitura Municipal de Autazes (a 108 km) deu início a uma série de ações itinerantes pela zona rural do município, levando atendimentos na área de saúde à população, além da entrega de ambulanchas, provenientes de Emenda Parlamentar, e outros benefícios. A equipe da prefeitura, sob o comando do prefeito Andreson Cavalcante (sem partido), iniciou pela Calha do Rio Madeirinha e já se encontra na Calha do Rio Mamuri. Os vereadores Marcley Araujo (PSDB) e Bebé (PPL), integram a comitiva, outros deverão se juntar à equipe no decorrer das ações.

"Estamos desde domingo (21) com vários serviços de atendimento à saúde necessários para as comunidades do interior, que têm dificuldade de deslocamento. Nossa comitiva conta com equipe de enfermagem, da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), atendimento à malária, enfermeiros com preventivo, farmácia, médicos, odontólogos, dentre outros. Entregamos também uma ambulancha fluvial na comunidade de São Lázaro, na Calha do Rio Madeirinha, transporte essencial para essas comunidades", relata o prefeito Andreson.

A comitiva partiu domingo, à noite, rumo à Calha do Rio Mamuri, percorrendo com os serviços a comunidade do Juma e seguindo para a comunidade Menino Jesus, onde, além dos serviços médicos, foi entregue uma ambulancha fluvial. "Nessa comunidade entregamos, ainda, um poço artesiano, sonho antigo da comunidade, e também 13 transformadores para 13 famílias, que não tinham energia, além de uma roçadeira. Conferimos que a obra da escola está em fase final. Em breve, a comunidade receberá esse reforço na área da educação", disse Andreson.

Vale ressaltar que as ambulanchas são provenientes de Emenda Parlamentar do deputado federal Silas Câmara (PRB).

Na tarde desta terça-feira, 23, a comitiva da Prefeitura visita a comunidade do Pauru, onde também será perfurado um poço artesiano, além da construção de um posto de saúde, em parceria com uma comunidade indígena. Em seguida, a comunidade de Sucuranga recebe a equipe.  Na quarta-feira, 24, será a vez da comunidade do Acará-Mirim receber os atendimentos de saúde e o anuncio de que será perfurado um poço artesiano.  Essa comunidade também vai ganhar uma escola, que já está com as obras avançadas.

Na quinta-feira, 25, os atendimentos estarão na comunidade Tibuço Pinheiro, onde também tem uma escola 95% finalizada, e o prefeito Andreson Cavalcante deverá marcar a data de entrega para a comunidade.