21/03/2019 às 14h03min - Atualizada em 21/03/2019 às 14h03min

SEMSA realiza campanha de vacinação contra H1N1 em Autazes

Cerca de 20.640 doses foram disonibilizadas para atender aos grupos prioritários no município.

Marcella Reis - comunicacao@autazes.am.gov.br
Redação
Foto: Silas Laurentino / CMC Autazes
Foi dado início à 21ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, em todo o estado do Amazonas, nesta quarta-feira (20). Em Autazes, cerca de 20.640 doses foram disonibilizadas para atender aos grupos prioritários, em vários postos de vacinação de segunda a sexta-feira, no horário comercial, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS) Danilo Corrêa, Antônio Enfermeiro e São José. Na UBS Maria Mendonça a vacinação será somente dia de quarta-feira, enquanto na UBS Vereador Cleidson nas quintas-feiras.

O público-alvo definido pelo Ministério da Saúde para ser imunizado, são: crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias),  gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, idosos acima de 60 anos de idade; profissionais de saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis (doenças respiratórias, cardíaco, doença renal, hepático, neurológico, diabéticos, obesos, transplantados, imunossupressão e portadores de trissomias), população privado de liberdade é funcionários do sistema prisional.

De acordo com a Coordenadora de Imunização de Autazes, Enfermeira Ruth Lourenço, a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 vai até dia 31 de maio. “O único meio de se prevenir contra as doenças é através da vacinação. É importante que a população procure as Unidades Básicas de Saúde para se imunizar”, ressaltou. O dia D da Campanha de Vacinação será realizado no dia 5 de maio, na Praça Otaviano de Melo. A meta é vacinar 90% do público-alvo.

Prevenção

Existem váras maneiras de evitar a contaminação pelo vírus Influenza A H1N1, como:

- Lavar sempre as mãos, principalmente após tossir e espirrar. Para lavar a mão, deve-se utilizar água e sabão ou, ainda, álcool 70%. Para utilizar o álcool, é importante não estar com as mãos visivelmente sujas;
- Utilizar lenços descartáveis;
- Deixar o ambiente sempre ventilado;
- Cobrir boca e nariz sempre que espirrar ou tossir;
- Não tocar na região dos olhos, nariz e boca sem que a mão esteja limpa;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal, como garrafas, copos e talheres;
- Evitar contato com pessoa doente, evitando abraços, beijos e apertos de mão;
- Evitar aglomerações em épocas em que o número de casos da doença for alto.
Tags »
vaicinação campanha H1N1 Autazes Influenza
Notícias Relacionadas »
Comentários »