O Ministério da Saúde adota medidas para fazer com que lotes de vacinas contra a gripe cheguem de forma antecipada ao Estado do Amazonas que enfrenta um surto de casos da doença.
A pasta negocia com o laboratório responsável a fabricação antecipada de vacinas contra o vírus Influenza. A previsão é que elas estejam disponíveis ao Estado até a primeira semana de abril.
O adiantamento foi uma demanda do governo do Estado em razão do grande número de casos de gripe nas cidades amazonenses. Segundo o ministério, a circulação do vírus está sendo potencializada pelas chuvas e enchentes na região.
A medida foi comunicada pelo ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, em reunião com representantes do governo do Estado nesta quarta-feira (27), em Brasília.
O ministério informou à Agência Brasil que as doses serão encaminhadas à Secretaria de Saúde do Estado após o laboratório responsável terminar o preparo da imunização. De forma emergencial, serão enviados lotes extras da vacina e uma equipe para auxiliar as autoridades locais na contenção do surto.
Também serão enviados 20 mil tratamentos de fosfato de oseltamivir até o fim da semana. De acordo com o ministério, no mês de janeiro, já haviam sido disponibilizados 12.480 tratamentos com o medicamento, indicado para casos de síndrome respiratória aguda grave decorrente de gripe e síndrome gripal com risco de complicações.