08/06/2023 às 10h07min - Atualizada em 08/06/2023 às 10h07min

Prefeitura de Autazes e Conselho Tutelar lançam campanha contra o trabalho infantil, com o tema "Não pule a infância".

A Prefeitura de Autazes, por meio da (SEMAS) Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Conselho Tutelar de Autazes, deu início nesta quarta-feira 7, à Campanha de Combate ao Trabalho Infantil, uma importante iniciativa que visa proteger os direitos das crianças e adolescentes do município.

Sob a coordenação das equipes do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), que desempenham um papel fundamental no acompanhamento e prevenção de situações de risco, a ação tem como objetivo conscientizar a população sobre as graves consequências do trabalho precoce e garantir que as crianças e adolescentes desfrutem plenamente de uma infância saudável e adequada ao seu desenvolvimento.

Este ano, a campanha traz como tema central a mensagem impactante "Não pule a infância". A proposta é sensibilizar a sociedade e estimular uma reflexão profunda sobre as implicações do trabalho infantil, buscando garantir que os direitos fundamentais desses jovens sejam respeitados e que eles tenham a oportunidade de vivenciar uma infância digna e plena.

O trabalho infantil é uma questão que afeta não apenas a cidade de Autazes, mas todo o país. Ao promover essa campanha, a Prefeitura e o Conselho Tutelar assumem um compromisso coletivo de combater essa prática, fortalecendo os mecanismos de proteção e promovendo a conscientização da população sobre os prejuízos físicos, emocionais e educacionais que o trabalho precoce pode acarretar.

Durante a campanha, serão realizadas diversas ações de conscientização, como palestras educativas em escolas, distribuição de materiais informativos e a divulgação de mensagens nas redes sociais e em espaços públicos. Além disso, as equipes do CREAS e CRAS estarão disponíveis para oferecer orientações e suporte às famílias que necessitem de apoio nessa temática.

A iniciativa da Prefeitura de Autazes em parceria com o Conselho Tutelar demonstra o comprometimento do poder público em promover uma cidade mais justa e igualitária, onde as crianças e adolescentes tenham seus direitos respeitados e sejam protegidos de qualquer forma de exploração ou violência.

É fundamental que toda a sociedade se envolva nessa luta, denunciando casos de trabalho infantil e apoiando ações que visem garantir o pleno desenvolvimento e a proteção das crianças e adolescentes. Somente com a união de esforços poderemos construir um futuro melhor para nossa cidade, onde a infância seja preservada e valorizada como uma fase fundamental para o crescimento saudável e a formação de cidadãos conscientes e preparados para enfrentar os desafios do mundo.