08/03/2019 às 13h01min - Atualizada em 08/03/2019 às 13h01min

'Março Lilás' marca Dia da Mulher em Autazes.

A programação marca também o lançamento da campanha Março Lilás.

Vanessa Zogahib - comunicacao@autazes.am.gov.br
Foto: Silas Laurentino / CMC Autazes
Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta sexta-feira (8), a Prefeitura Municipal de Autazes realiza uma programação especial. Serão ações gratuitas e abertas ao público envolvendo serviços de atenção à saúde da mulher, palestras, dinâmicas e exposição.

A programação marca também o lançamento da campanha Março Lilás, dedicada a chamar a atenção das mulheres sobre a importância de fazerem, periodicamente, o exame preventivo para detecção precoce do câncer de útero.

A doença, que é considerada 100% prevenível, é o principal tipo de câncer em mulheres no Amazonas e deve registrar, em 2019, cerca de 840 novos casos, conforme projeção do Instituto Nacional do Câncer (Inca), subordinado ao Ministério da Saúde (MS).

Conforme a Secretária de Saúde do município, Alcirley França, março é um mês importante para as mulheres não só pelo Dia da Mulher e tudo o que a data representa, mas também por ser um período de alerta para prevenção do câncer de colo do útero.

“ A orientação do prefeito Andreson foi que nós fizéssemos uma ação valorizando as mulheres do município. Então, montamos uma agenda com diversas atividades, principalmente, relacionadas à saúde. Dedicamos todo nosso trabalho na data de hoje a elas que ajudam na construção diária do nosso município”, disse Alcirley França, acrescentando que durante todo o mês de março o enfoque nas Unidades Básicas de Saúde será a prevenção do câncer de colo de útero.

De acordo com o prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, o Dia Internacional da Mulher não foi eleito apenas para enviar flores e presentes. A data representa lutas e conquistas das mulheres.

“As mulheres conseguiram se destacar em espaços antigamente nunca imaginados. Isso se deve ao empoderamento feminino na sociedade atual. Por isso, em comemoração ao dia delas buscamos promover ações que refletem esse novo perfil e o Março Lilás trata disso com o tema: É tempo de cuidar de você”, declarou o Andreson Cavalcante.

A campanha tem por objetivo sensibilizar a população quanto à prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de colo uterino, orientação a respeito do adequado tratamento.

A programação irá ofertar atividades especiais para as mulheres como dinâmicas de socialização, aulão de zumba, serviços de beleza incluindo corte de cabelo, maquiagem e entrega de brindes começa a partir das 15 horas, na Praça da Juventude.
Tags »
saude dia da mulher masf/ab semas semsa