24/05/2019 às 19h38min - Atualizada em 24/05/2019 às 19h38min

ALEAM realiza I Caravana da Criança em Autazes

"O objetivo é assegurar os direitos da criança e do adolescente em Autazes”, disse o Prefeito Andreson Cavalcante.

Rafael Serrão - comunicação@autazes.am.gov.br
Fotos: Lenival Ribeiro
A comunidade do Sampaio recebeu nesta sexta-feira (24) a ação itinerante “Caravana da Criança”, realizada pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas (ALEAM) em parceria com a Prefeitura de Autazes. Serviços de diversas áreas, como saúde e educação, foram ofertados gratuitamente à população durante todo o dia, divididos em salas da Escola Municipal Alvina Cavalcante Tupinambá.

A equipe da SEMSA realizou mais de 200 testes rápidos de hepatite, HIV e sífilis, além de vacinação e atendimentos de enfermagem, médico e odontológico. Ainda na área da saúde, Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (HEMOAM) realizou diversos exames. O CRAS levou orientações aos comunitários a respeito do Benefício de Prestação Continuada e realizou novos cadastros para o Programa Bolsa Família e Carteira do Idoso. O CREAS ofertou atendimento psicossocial e, em parceria com o Programa Criança Feliz, levou crianças a participarem de atividades educativas abordando o tema “Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”.

“[Esta] não é apenas a primeira Caravana do Município, é a primeira Caravana do Estado que nós estamos realizando. Uma iniciativa importantíssima para que o Poder Público possa estar presente em comunidades que carecem dos serviços que estão sendo disponibilizados e também, com a responsabilidade que nós temos, de conscientizar cada vez mais a importância de pais e responsáveis estarem atentos às crianças, aos jovens, aos adolescentes, porque os números de violência sexual, de abuso sexual e de pedofilia, eles têm crescido a cada dia. Iniciativas como esta também servem pra gente fazer um alerta e um combate a esse tipo de crime”, disse o Deputado Álvaro Campelo, presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas.

Serviços de corte de cabelo e manicure foram oferecidos pela SEMED, que também realizou atendimentos da Gerência Pedagógica e da Gerência de Formação. Outras orientações foram levadas aos pais pelo Conselho Tutelar do Município, e a assistência à família do Serviço Jurídico levou informações sobre previdência, direitos do consumidor, etc. Além disso, a SEJUSC emitiu 150 documentos de identidade e certidões de nascimento a comunitários que não contavam com esta documentação.

A ação contou ainda com apresentações do Grupo de Dança Indígena Guerreiros do Sol, Dança da Saia Grande e Banda Sovaco de Cobra. Estiveram presentes vereadores da Câmara Municipal de Autazes, o Secretário Iranilson Machado de Freitas da SEJUSC, a coordenadora do Conselho Tutelar de Autazes Gilsileia Paiva, e a Coordenadora do Programa Saúde Na Escola e articuladora da ação Cacilda Onete, além do gestor da Escola Alvina Cavalcante Erlande Guedes, e de outras autoridades do Município.

“O objetivo [da ação] é assegurar os direitos da criança e do adolescente em Autazes”, disse o Prefeito de Autazes Andreson Cavalcante. “Nós já estamos convidando a SEJUSC e o Deputado Álvaro Campelo pra fazer uma ação como esta na semana da Festa do Leite, que ocorrerá do dia 21 ao dia 27 de julho. Apesar de já termos oferecido várias ações como esta, a demanda reprimida ainda é muito grande, portanto, são ações que serão permanentes, não só no Sampaio, mas em toda a zona rural do Município de Autazes”, assegurou.