27/03/2019 às 17h42min - Atualizada em 27/03/2019 às 17h42min

VII Conferência Municipal de Saúde reúne centenas de pessoas em Autazes

A programação contou com palestras sobre “Saúde como Direito”, “Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde”, e “Financiamento do SUS”.

Foto: Lenival Ribeiro
A VII Conferência Municipal de Saúde foi realizada em Autazes durante dois dias, a abertura oficial aconteceu na terça-feira (26) e a programação se estendeu durante a quarta-feira (27), com o tema: “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O Prefeito Andreson Cavalcante participou do eventou, que reuniu centenas de pessoas. Vereadores e Secretários Municipais também estiveram prestigiando essa iniciativa que visa melhorar cada vez mais os atendimentos de saúde no município. A programação contou com palestras sobre “Saúde como Direito”, “Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde”, e “Financiamento do SUS”, e foi realizada pelo Conselho Municipal de Saúde e SEMSA, com total apoio da Prefeitura de Autazes.

O Prefeito de Autazes, Andreson Cavalcante, ressaltou que “todas as grandes conquistas do Sistema Único de Saúde partiram de conferências como essa, estou muito feliz com essa realização em nosso município. Os avanços da saúde durante nossa gestão é notório, podemos pontuar cada conquista, mas, reconhecemos que temos muitos desafios ainda e um deles é a Unidade Mista de Autazes, que se encontra em situação precária, pois foi construída quando Autazes tinha apenas 10 mil habitantes e hoje já temos mais de 40 mil pessoas que residem no município. Portanto, nossa missão é sensibilizar o Governo do Amazonas, para que possamos ter um Hospital capaz de atender todas as demandas”, enfatizou.

“As Conferências de Saúde funcionam como fóruns de deliberação e discussão de diretrizes para a saúde pública para os quatro anos seguintes, estabelecidas em 1988, pela Lei Federal 8.142.”