13/03/2019 às 12h34min - Atualizada em 13/03/2019 às 12h34min

Cirurgias eletivas são realizadas em Autazes semanalmente.

Esse benefício foi possibilitado através da articulação do Prefeito Andreson Cavalcante.

Marcella Reis - comunicacao@autazes.am.gov.br
Normalmente, esses procedimentos são realizados apenas em Manaus, mas através da articulação do Prefeito Andreson Cavalcante, esse benefício está sendo disponibilizado na Unidade Mista de Autazes.
A população de Autazes, município distante a 128km de Manaus, agora conta com mais um atendimento disponibilizado no Hospital Deodato de Miranda Leão, que é a realização de cirurgias eletivas, que são consideradas um tratamento cirúrgico proposto, cujo procedimento pode ser programado.

Os atendimentos começaram há um mês e somente em fevereiro beneficiou 29 pessoas, tendo com uma das pacientes a dona Helena, que se encontrava em crise de vesícula, e, há quatro meses aguardava o procedimento necessário na fila de espera, em Manaus.

Esse benefício foi possibilitado através da articulação do Prefeito Andreson Cavalcante, que esteve no Hospital e destacou a importância de ter um Cirurgião no município, com CRM, capacitado para atender as demandas da população. “É a primeira vez que Autazes recebe esse tipo de atendimento, pois tomamos a iniciativa de contratar um profissional especializado na área, para ajudar a nossa gente a sair da fila de espera nos Hospitais de Manaus, amenizando o sofrimento”, enfatizou Andreson.

De acordo com a Diretora do Hospital, Enfermeira Francisca Oliveira, mais de 40 cirurgias eletivas já foram realizadas em menos de dois meses, e quem necessitar do atendimento pode procurar a Unidade Mista de Autazes nas terças e quintas-feiras, às 9h, e passar pela triagem. Ela explica ainda que “cirurgias eletivas não são consideradas de emergência e podem aguardar, sendo elas de vesícula, hérnia de todos os tipos, histerectomia (cirurgia de retirada do útero e de seus anexos), laqueadura, cisto ovariano, entre outros”, finalizou.