08/03/2019 às 12h33min - Atualizada em 08/03/2019 às 12h33min

Anvisa determina suspensão preventiva de lotes de autoteste para o HIV

Saúde solicita aos municípios do projeto piloto de distribuição do autoteste de HIV no SUS que suspendam a distribuição dos kits.

ISTAidsHV
Redação
Foto: Reprodução

O Ministério da Saúde solicitou aos 14 municípios que participam do projeto piloto de distribuição do autoteste de HIV no SUS que suspendam temporariamente, como medida preventiva, a distribuição de todos os kits de autoteste.

A orientação se deve após a falha identificada pela Anvisa que implica na impossibilidade de interpretação do resultado. A agência realizou o teste a pedido do Ministério da Saúde, após relatos de problemas na finalização do resultado de dois lotes (183AHI1024UK e 183AHI1023UK ) do total 98 lotes adquiridos, sendo que cada lote com a média de 4 mil testes. A Anvisa prosseguirá com a investigação de amostras representativas de outros lotes dos Kit de autoteste.

O Ministério orienta a quem fizer o autoteste que observe a linha de controle. Caso esteja ausente, o que torna o teste inválido, a pessoa deve procurar os locais onde pegou o produto para realizar outra alternativa de diagnóstico rápido.


Estas são as imagens dos resultados válidos do autoteste de HIV. Qualquer imagem diferente destas indica que o teste é inválido.
Acesse aqui a nota informativa Nº 11/2019-COVIG/CGVP/DIAHV/SVS/MS

Fonte: Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/Aids e das Hepatites Virais

 

Tags »
saude hiv autoteste
Notícias Relacionadas »
Comentários »