01/03/2019 às 00h18min - Atualizada em 01/03/2019 às 00h18min

Vai pular carnaval? Confira o Guia de Nutrição para aguentar os 4 dias de folia!

Antes de sair para a festa, é recomendado fazer uma refeição simples, mas completa, com salada, legumes e frutas.

Redação
Folha Vitória
Foto: Divulgação

Faltam poucos dias para o Carnaval e é importante ficar atento à alimentação e, sobretudo, à hidratação durante os dias de folia. A nutricionista Cleonice Pereira separou algumas dicas de como manter o corpo cheio de energia para curtir os dias de festa.

Guia nutricional do folião

Alimentação- antes do bloquinho: é recomendado fazer uma refeição simples, mas completa. Salada, legumes e frutas são importantes pelo alto valor nutricional. A escolha de alimentos integrais como pães, arroz e cereais são ideais, pois os grãos integrais são importantes fontes de fibras, solúveis e insolúveis. As solúveis, principalmente, favorecem o esvaziamento gástrico mais lento, fazendo com que o carboidrato ingerido na alimentação seja absorvido lentamente em forma de glicose, promovendo uma energia muito mais duradoura.

Durante o bloquinho: beber muita água! Paralelo às bebidas destiladas e cervejas, é interessante comer barrinhas de cereal com nuts e ômega 3 ou frutas secas, como uvas passa e damasco seco etc. Esses petiscos, além de serem fáceis de encontrar e práticos de carregar, possuem alto teor de frutose (oferecem bastante energia) e são muito nutritivos.

Depois do bloquinho: a união do útil ao agradável sempre é favorável. As barraquinhas de rua sempre vendem lanches e eles são ótimas escolhas para não deixar o estômago ficar vazio por muito tempo, ainda mais depois de horas de folia. Caso exista a possibilidade, optar por lanches integrais para manter a energia.

Hidratação
Evite refrigerante:
ao contrário do que se popularmente acredita, refrigerantes não matam a sede, mas desidratam as células do corpo. As melhores opções são água (sobretudo) e limonada gelada.

Cura-ressaca: o suco de limão hidrata e ajuda no controle do Ph do corpo humano, mantendo-o mais alcalino, o que lhe proporciona muito mais saúde e vitalidade. E uma ótima opção é misturá-lo com o suco de uma outra fruta ácida, como, por exemplo, a manga.

Tags »
saude nutrição dicas guia carnaval
Notícias Relacionadas »
Comentários »